segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Definindo Chocolate

A definição de chocolate pelo Mini Aurélio¹ é a seguinte:

cho.co.la.te sm² 1.Produto alimentar feito de amêndoas de cacau torradas. 2. Bebida ou bombom de chocolate (1).

Para uma definição mais profunda e específica sobre o que é o chocolate, suas características, classificação, etc. o grupo consultou o site da ANVISA³, a definição de chocolate publicada é a seguinte:

Resolução - CNNPA nº 12, de 1978
D.O de 24/07/1978


A Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, em conformidade com o artigo nº 64, do Decreto-lei nº 986, de 21 de outubro de 1969 e de acordo com o que foi estabelecido na 410ª. Sessão Plenária, realizada em 30/03/78, resolve aprovar as seguintes NORMAS TÉCNICAS ESPECIAIS, do Estado de São Paulo, revistas pela CNNPA, relativas a alimentos (e bebidas), para efeito em todo território brasileiro. À medida que a CNNPA for fixando os padrões de identidade e qualidade para os alimentos (e bebidas) constantes desta Resolução, estas prevalecerão sobre as NORMAS TÉCNICAS ESPECIAIS ora adotadas.

CHOCOLATE

1. DEFINIÇÃO

Chocolate é o produto preparado com cacau obtido por processo tecnológico adequado e açúcar, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas.

2. DESIGNAÇÃO

O produto é denominado "chocolate" seguido de sua classificação, podendo ser acrescentado o nome da forma de apresentação comercial. Ex.: "chocolate em pó", "Chocolate em tablete", "chocolate com amendoim".

3. CLASSIFICAÇÃO

O chocolate, de acordo com a sua composição, é classificado em:
a) chocolate em pó - produto obtido pela mistura de cacau em pó com açúcar;
b) chocolate em pó parcialmente desengordurado e chocolate em pó solúvel - produto obtido pela mistura de cacau em pó parcialmente desengordurado ou cacau solúvel, com açúcar;
c) chocolate ao leite produto preparado com pasta de cacau, açúcar e leite, leite em pó evaporado ou condensado;
d) chocolate fantasia ou composto - produto preparado com mistura, em proporções variáveis, de chocolate, adicionado ou não de leite e de outros ingredientes, tais como amêndoa, avelã, amendoim, nozes, mel e outras substâncias alimentícias, que caracterizam o produto; sua denominação estará condicionada ao ingrediente com que foi preparado.
e) chocolate "fondant" e chocolate tipo suíço - produto contendo no mínimo 30% de gordura de cacau, o que abaixa o seu ponto de fusão;
f) chocolate recheado moldado - produto contendo um recheio de substâncias comestíveis, completamente recoberto de chocolate. O recheio deve diferir nitidamente da cobertura, em sua composição. No mínimo 40% do peso total do produto, deve consistir de chocolate. O produto deve ser denominado chocolate com recheio, seguido da denominação recheio. Ex.: "chocolate com recheio de geléia de frutas";
g) chocolate amargo - produto preparado com cacau, pouco açúcar adicionado ou não de leite;
h) chocolate cobertura - produto preparado com menor proporção de açúcar e maior proporção de manteiga de cacau, empregado no revestimento de bombons e outros produtos, de confeitaria.

4. CARACTERÍSTICAS GERAIS

O chocolate deve ser obtido de matérias primas sãs e limpas, isentas de matéria terrosa, de parasitos, detritos animais, cascas de sementes de cacau e de outros detritos vegetais. No preparo de qualquer qualidade de chocolate, o cacau correspondente ao tipo deve entrar, no mínimo, na proporção de 32%. O açúcar empregado no seu preparo deve ser normalmente sacarose, podendo ser substituído parcialmente por glicose pura ou lactose. É expressamente proibido adicionar gordura e óleos estranhos à qualquer tipo de chocolate, bem como, a manteiga de cacau. Os chocolates não podem ser adicionados de amidos e féculas estranhas.

5. CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉTICAS

Aspectos massa ou pó homogêneo (exceto no tipo fantasia).
Cor: própria
Cheiro: característico.
Sabor: doce, próprio.

6. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS

Umidade, máximo 3,0% p/p
Glicídios não redutores, em sacarose, máximo 68,0% p/p
Lipídios:
Chocolate, mínimo 20,0% p/p
Chocolate em pó, mínimo 6,5% p/p
Chocolate em pó parcialmente desengordurado 2,5a 6,4% p/p
Resíduo mineral fixo, máximo 2,5% p/p
(exceto para o chocolate solúvel)

7. CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS

Os chocolates devem obedecer ao seguinte padrão:
*Contagem padrão em placas: máximo, 5x104/g.
* Bactérias do grupo coliforme: máximo, 102/g.
Bactérias do grupo coliforme de origem fecal, ausência em 1g.
*Clostrídios sulfito redutores (a 44ºC): máximo 2x10/g.
*Staphylocoocus aureus: Ausência em 0,1 g.
Salmonelas: ausência em 25g.
*Bolores e leveduras: máximo, 103/g.
Deverão ser efetuadas determinações de outros microrganismos e/ou de substâncias tóxicas de origem microbiana, sempre que se tornar necessária à obtenção de dados adicionais sobre o estado higiênico-sanitário dessa classe de alimento, ou quando ocorrerem tóxi-infecções alimentares.

8. CARACTERÍSTICAS MICROSCÓPICAS

Ausência de sujidades, parasitos e larvas.

9. ROTULAGEM

O rótulo deve trazer a denominação genérica de "Chocolate" seguida da classificação constante desta Norma. No chocolate de fantasia ou composto, deve também constar a declaração das substâncias adicionais que caracterizam o produto. Nos chocolates em pó parcialmente desengordurados é obrigatório a declaração do teor de lipídios do produto.

(*) Significa período de carência de 2 anos a partir da data da publicação.


__________________________________________________


1. FONTE: Mini Dicionário - 6º Edição revista e atualizada do Minidicionário da Língua Portuguesa - 2º Impressão, Curitiba, fevereiro de 2004 - Editora Positivo

2. Substantivo masculino

3. FONTE Site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/12_78_chocolate.htm acessado em 28/12/2009 as 18h37

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Como o Grupo Chegou ao Tema

O grupo teve uma grande dificuldade em escolher um tema, pois as integrantes, apesar de amigas, não tem muitos gostos em comum. Foi uma discussão longa em que temas como Mangá e Vampiros surgiram; alguns temas que nós sabemos que o professor preferia à chocolate... Mas tudo bem, nós vamos fazer dar certo.

Chocolate surgiu, e é um tema aberto a várias interpretações e poderia levar a caminhos muito divergentes no TCC, então a aplicação do chocolate será feita com base em imagens de:

- Embalagens de produtos feitos de chocolate;
- Formatos em que o chocolate é visto frequentemente (barra, bombom, bolinha, palito, cobertura de bolos, etc.);
- Texturas que o chocolate assume em cada um desses formatos;
- Cenas do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, versão 2005.

Ao final do apanhado de imagens, será feito um livro que contenha todas as imagens escolhidas para fonte de inspiração.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Nosso tema

Bem vindo ao nosso blog!

Aqui nós, do grupo Chocolate, postaremos toda a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso Modelagem do Vestuário da ETEC José Rocha Mendes.

O tema escolhido foi Chocolate. Queremos utilizar tendêndencias românticas na confecção da coleção, mas ao mesmo tempo adicionando cores fortes como referência ao filme a Fantástica Fabrica de Chocolate(2005).


Nosso público será adolescentes de 15 a 18 anos, classe B, portanto teremos looks divertidos, com formas romanticas, e cores fortes assim como as embalagens do doce mais gostoso do mundo!